sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ALEGRIA E TRADIÇÃO

         Jorge Henrique, ou como é conhecido pelo público Pic-Caramelo, nasceu em Duque de Caxias e reside em São Gonçalo desde 1969.
       A alegria de ser palhaço surgiu ao assistir a apresentação dos palhaços Bonifácio e Baiáco no Circo Cacique que percorria bairros da cidade. A partir deste momento dedicou-se a pesquisa e conviveu com outros colegas circenses. No início suas apresentações eram no salão da Igreja N.S. da Conceição no bairro de Pacheco, festas infantis, colégios e eventos.                                                                                                                                                                  Em 1986 sindicalizou-se e a 40 anos com criatividade, profissionalismo e originalidade promove sorrisos através desta arte que encanta e alegra.   Tornou-se com o passar do tempo amigo do saudoso e querido palhaço Carequinha que conselhos e experiências com ele compartilhou. Quero  agradecer a todas as pessoas que colaboraram para que eu chegasse até aqui.                                   Hoje Pic-Caramelo divide-se entre a arte de fazer sorrir, Lecionar, Ministra oficinas de origamis e Kirigamis com temas diversos principalmente na área motivacional, realiza o projeto de feira literária " Aquarela de Leitura" em diversas escolas, agencia artistas infantis e coordenou a Lona Cultural Lídia Maria da Silva de janeiro de 2013 a agosto de 2015 como superintendente de circo da Prefeitura M.de São Gonçalo(FASG), além de realizar outros projetos artísticos e culturais. Graduado em Licenciatura de Artes Plásticas, Especialista em Gestão educacional entre outros cursos alcançados ao longo da estrada.

                  " Artista é aquele que vai aonde o povo está"
                                                             Milton Nascimento

Projetos Realizados:
* O Circo na Escola / Prefeitura Municipal de São Gonçalo
* Férias Notas 10” / F.M.N. / Prefeitura de Niterói /Várias edições
* Inverno na Praia / ENITUR
* Horto Nilo Peçanha- Manhã de Lazer / 1984-1988
* Horto Palmir Silva / Shows / Niterói
* Brincando de Brincar na Praça / Prefeitura de Niterói
* O Palhaço na Praça / Bairros de São Gonçalo
* Show para “Biscoitos Mabel” / Rio de Janeiro, Campos, Minas Gerais
*    Shows  em colégios particulares, Municipais, Empresas
* Show para feiras Literárias / Pref. M. Maricá e Itaboraí                                           * Curso de Criatividade na Didática /  Peça Infantil “ A Fada Moderna”             Prof. Sayro Mallet
*Pic-Caramelo no Planeta Encantado ( Mini Fazenda Fiorela, Sítio Mário Cabral, Sítio Beija Flor,..). Projeto: A Escola vai ao teatro

·       Oficina de Origami com palestras para professores: Nas Cidades de São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Espírito Santo, Manaus, Santa Catarina e Rio de Janeiro através da Industria Paulista, ROMITEC Do Brasil.
·       Criou o Espaço de Artes/Shopping Sagres, 1991/94.
·       Ex Animador cultural / Primeiro projeto de CIEP
·        Membro integrante que inaugurou o Centro Cultural Joaquim Lavoura e coordenador de artes plásticas na época.

Homenagens recebidas:

·       Lions Clube do Fonseca / 1987
·       Troféu Axé / C.E.B.A. / Centro de Estudos Brasil África / São Gonçalo
·       Troféu Paulo R. Azeredo. SEMEC / 1992 – PMSG /
·       Medalha “A Prata da Casa” Externato Santo Antônio 2002
·       “Artista Amigo do CEJOP” 2002
·       Medalha “Carequinha Amigo das Crianças“ G.I.A" Monjolos- S.G.
·       Placa de Prata /Colégio Gonçalves Lêdo, 25 anos de vida artística
·       Honra ao Mérito cultural do Palhaço Benjamim de Oliveira /FASG- 2004
·       Homenagem da Escola de Samba Porto Novo / São Gonçalo
·       Troféu Amigos do Circo- FASG / Secretaria Municipal de Cultura /2005, recebido das mãos do saudoso Palhaço Carequinha
·       Rotary Club de Niterói Icaraí – 2010- (Dia do Palhaço)
* C.E. Pândia Calógeras desfile cívico 2006/ Pic-Caramelo,                                    Cultura gonçalense Gonçalense.
·       Externato Albert Sabin, desfile cívico /Homenagem a Pic-Caramelo/2007
*      Sócio Efetivo da Nitmágica- Assoc.Niteriense de Estudos Mágicos, R.J.
·       No aniversário do Colégio Alcântara,  Pic-Caramelo recebeu homenagem/2011.
          CEJT-Centro Educacional Jardim Tiradentes/ Homenageia o prof. Jorge Henrique no Café Literário realizado pelos alunos do ensino médio,direção, coordenação e professores/2016.
h         


              * SUPERINTENDENTE DE CIRCO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO:  Coordenador da LONA CULTURAL LÍDIA MARIA DA SILVA de Janeiro de 2013 à 03 janeiro 2017 através da FASG, Fundação de Artes de São Gonçalo.

               * MOÇÃO  DE APLAUSOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO AO Professor JORGE HENRIQUE ( Palhaço Pic-Caramelo) e Diretor da Lona Cultural do Município de São Gonçalo através do Vereador Diego São Paio de Menezes estimulando reconhecimento e a grandeza de seu trabalho e a magnitude do seu amor para com o próximo. " Onde houver um bem a fazer que se faça"  17/Abril /2013.
              * INSTITUTO DE EDUCAÇÂO CLÉLIA NANCI - Homenagem e participação no desfile no dia 22 de setembro de 2013 que homenageou o Palhaço Carequinha e ao Jornalista Assuéres Barbosa. 
              * ROTARY INTERNACIONAL / DISTRITO 4.750Homenagem do Conselho diretor do Rotary Club de São Gonçalo Paraiso ao Jorge  Henrique pelo DIA DO ARTÍSTA TEATRAL, Comemorado em 24/08/2013.
                * CENTRO EDUCACIONAL CARMEM AGUIAR - Homenagem ao Professor e Artista Pic-Caramelo no Primeiro Reencontro de Ex- Alunos em comemoração do trigésimo aniversário do colégio em 26 de Setembro 2013.                 

           CEJT-Centro Educacional Jardim Tiradentes

                Café literário-Homenagem ao prof.Jorge                          Henrique/Pic-Caramelo - 2016

                       Jubileu de Ouro/ Externato Santo Antônio

                              Homenagem " Prata da Casa -2016

                                    

           

9 comentários:

  1. Deus abençoe esta equipe que faz o adulto sorrir e voltar a ser feliz como uma criança. E faz a criança mostrar a inocência que está dentro de si, apesar de toda a tecnologia que a cerca.

    Um grande abraço, continuem a espalhar sorrisos em cada lugar que passarem.

    Judith.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho no Colégio São Francisco de Assis, já participei de suas oficinas de origami e assisti o seu show na Casa do Caranguejo.
    Parabéns pelo seu lindo trabalho com as crianças!

    Que Deus o abençoe!

    Ciça.

    ResponderExcluir
  3. GENTE HJ FIQUEI FELIZ AO REENCONTRAR ESSA PESSOA QUE É TÃO IMPORTANTE ,PRO NOSSO MUNICÍPIO O PROF:JORGE HENRIQUE QUANDO EU TINHA 09 ANOS FOI QUANDO ASSISTI AO SHOW DO PIC CARAMELO PELA PRIMEIRA VEZ HJ COM COM 34 ANOS VOLTEI NO TEMPOO E VOLTEI A SER CRIANÇA,POIS FUI A FEIRA DO LIVRO NA ESCOLA DO MEU FILHO,E LÁ REENCONTREI ESSA PESSOA QUE FAZ PARTE DA HISTÓRIA DE SÃO GONÇALO, E QUANDO SE FOR VAI FAZER FALTA POIS SEUS PROJETOS E SUA ALEGRIA ENCANTA TDS. COM A SUA ALEGRIA E DISPOSIÇAO SEMPRE PRONTO A NOS FAZER SORRIR. OBRIGADO PROF:JORGE HENRIQUE

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a JESUS CRISTO pelo milagre de ser o Pic-Caramelo e de fazer parte da vida e do sonho de crianças e adultos.
    O soriso que sempre promovi é para sempre, cheios de esperança, alegria e amor. Três pilares devem existir para uma pessoa ser feliz: JESUS, FAMILIA E FRATERNIDADE! Obrigado senhor pelo milagre que fazes a cada minuto!!! Prof. Jorge Henrique (Palhaço PIC-CARAMELO).

    ResponderExcluir
  5. Que Deus continue iluminando essa equipe, que leva alegria a adultos e crianças!Valeu,grande show!Abraços Nilton e família.

    ResponderExcluir
  6. O show é maravilhoso! Desejo que Deus conserve vocês para trazerem a verdadeira essência da alegria ao coração das crianças.Espero que continuem assim, com este lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Sou aluna, do Luciete Manhães, e hoje contamos com sua ilustre presença, que alegrou nosso dia! Ficamos mto contentes ao recebê-lo, e esperamos vê-lo novamente! .. Um grande abraço! Por Larissa Oliveira e Elizabeth Carvalho

    ResponderExcluir
  8. Olá! : Meu nome é Virginia, trabalho com crianças em uma ONG, gostaria de saber como faço para traze-lo em um dia do nosso evento, que acontecerá nos dias 7,8,9,10 e 11 de outubro, durante a manhã. Meus contatos são: 91355825 / 97106092 virgmorim@gmail.com. Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Olá!! Foi muito bom te-los aqui em nossa escola,parabéns pelo ótimo trabalho,a apresentação de sua feira literária. Enriqueceu muito o nosso trabalho!!! Parabéns!! Ficamos felizes,as portas de nossa escola estarão sempre abertas pra vcs. abração do Centro. Educacional.Batista Santos.

    ResponderExcluir